Câmara Municipal de Lisboa:
Pesquisar neste site: 
Placa evocativa a Eça de Queiroz
Helena Vaz da Silva (Figura ligada à Cultura e Jornalista) 
Helena Vaz da Silva 
Helena Vaz da Silva (Figura ligada à Cultura e Jornalista)  ( 3 de Julho de 2006 ) Largo Dr. António de Sousa Macedo, nº7 C, edifício da Junta de Freguesia de Sta. Catarina (Palácio Cabral) 
Temáticas:
Transcrição:
Nesta casa nasceu, viveu e trabalhou Helena Vaz da Silva (1939-2002) Invulgar Jornalista, Lutadora pela Cultura Lisboeta apaixonada, C.M.L. - 2006
Descrição:
Esta placa em lioz creme foi proposta pelo Centro Nacional de Cultura e colocada pela Câmara de Lisboa. Helena Vaz da Silva foi Presidente do Centro Nacional de Cultura de 1979 até à sua morte, onde prestou um serviço público inestimável à divulgação em Portugal e no estrangeiro da nossa criação artística e da nossa afirmação cultural. Promoveu diversas iniciativas sobre a presença portuguesa no mundo, passando pelas actividades de educação pela cidadania, de promoção e de diálogo entre culturas e saberes e ainda de apoio a novos artistas e criadores. Uma das actividades mais conhecidas foi os «Passeios de Domingo», onde Helena Vaz da Silva fica na memória de todos os lisboetas.
Foram várias as personalidades que se reuniram na altura do descerramento da lápide que ocorreu no dia do aniversário da homenageada, como o Presidente da República, Dr. Cavaco Silva; os Vereadores da Câmara de Lisboa: Fontão de Carvalho e Maria José Nogueira Pinto. Nessa data foi lançado uma serigrafia da figura de Helena da autoria da pintora Graça Morais. Por essa ocasião houve a intenção de construir um memorial dedicado a esta personalidade, que não foi realizado, na zona do Centro Nacional de Cultura (R: António Maria Cardoso e Trav. dos Teatros).
Acessos:
Carris: Autocarros – 90, 706, 758, 790 | Eléctrico - 28 | Elevador – Bica
Metro: Linha Azul / Linha Verde – Estação Baixa-Chiado
Obras Relacionadas
© 2008 Câmara Municipal de Lisboa
União Europeia - FEDER
POS_Conhecimento
Câmara Municipal de Lisboa