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Estatuária e Escultura - Adamastor
Lisboa 
 
Lisboa  ( 1999 ) Praça 25 de Abril 
Como homenagem a todos aqueles que são construtores de cidades na dupla transcontextualidade, ora da obra da arte, ora da própria concepção da urbe, José de Guimarães, um dos criadores nacionais mais representados internacionalmente, convoca em “Lisboa” – tratada como uma figura feminina reclinada sobre o Tejo – a utopia e a sua representação alegórica. Numa explosão de cor, venerada nos desenhos da calçada portuguesa que a envolve, harmoniza a modernidade convivente de contrastes e de medidas. Implantada sobre sete degraus que constituem o seu plinto e decorrente da assimetria da peça, reafirma-se o conceito de dinamismo de que aquele número é símbolo universal, bem como a ideia de perfeição e de conclusão que na civilização judaica-cristã está sempre presente, nomeadamente, na utilização do repertório arquitectónico como metáfora indutora à divindade, Ser construtor. Esta “Lisboa”, que se pintou dentro de Lisboa, representa a liberdade e a independência, o prazer e a perenidade projectando no rio o seu reflexo e extravasando dele, em todas as influências que o artista audaciou na escala, na matéria e na cromia. Sendo o desenho a sua essência, a luz o seu ritmo e a cor a sua tridimensionalidade, a obra escultórica desenvolve-se evocando Picasso e a pintura que um dia desenhou o espaço. É o sítio do cromatismo que contagia as formas, os volumes e as ambiências, numa vibração que nos solta da terra e nos permite voar, neste caso, sobre a cidade que está aberta ao futuro e à modernidade, tradicionalmente com os olhos repousados na água. Na pujança de uma experiência estética visual e extrovertida, esta peça invade o lugar de simbioses que não são mais do que o elogio simbólico e intemporal do pensar a cidade. Maria Bispo
Acessos:
Carris – Autocarros - 21, 31, 44, 79, 210
Metro – Linha Vermelha - Olivais
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